Apfelstrudel- Áustria
Boas noites!
Hoje vamos falar de uma sobremesa conhecida que tem origem austríaca. O Apfelstrudel. Sim é um nome um pouco estranho mas significa folhado de maçã. Assim é mais fácil não é?
Bem como sabem o folhado de maçã Strudel é feito com uma massa fina sobreposta por várias camadas e com recheio, que na maioria das vezes é doce. Tornou-se conhecido no século XVIII através do Império Habsburgo que foi uma das mais famílias nobres europeias mais importantes e influentes da história da Europa do século XIII ao século XX.
É mais frequentemente associado com a cozinha austríaca, mas também com toda a área anteriormente pertencente ao império Austro-Húngaro.
A Millirahmstrudel é mais antiga receita de strudel e vem de 1696 e a massa tem origem no Império Bizantino.
Os tipos mais conhecidos de strudel é a versão alemã o Apfelstrude. Mas no entanto, o Strudel austríaco é diferente das outras versões, que muitas vezes são feitas com massa folhada, enquanto que a massa deste é elástica e finíssima, tão fina mas tão fina que dizem que o imperador austríaco era tão proteccionista com esta massa que decretou que teria de ser possível ler uma carta de amor através da mesma.
Apfelstrudel

Ingredientes Massa:
300 gramas de farinha de trigo integral
3 colheres (sopa) de açúcar mascavado
Casca ralada de 1 limão
3 colheres (sopa) de óleo de milho
15 colheres (sopa) de água
3 colheres (sopa) de mel
Ingredientes Recheio:
4 maçãs
1 colher (sopa) de casca ralada de laranja
2 colheres (sopa) de açúcar mascavado
½ colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa) de nozes sem casca
2 colheres (sopa) de uvas-passa sem sementes
3 colheres (sopa) de pão ralado
3 colheres (sopa) de óleo de milho
Observação.: Vai precisar de papel vegetal.
Enquanto a massa repousa vamos preparando o recheio. Comece por descascar as maçãs, tirando as sementes e fazendo fatias muito finas, e coloque noutra taça junto com o açúcar, as nozes, casca de laranja, uvas-passa, canela e a baunilha e misture tudo muito bem.
Numa superfície polvilhada com farinha de trigo, abra a massa bem fina com ajuda do rolo, em formato rectangular, de modo a que um dos lados fique com o tamanho da assadeira que irá usar.
Pincele com um pouco de óleo de milho, salpique com o pão ralado e coloque o recheio por toda a superfície da massa, à excepção das bordas.
Depois pincele com o mel e leve ao forno pré-aquecido por 50 a 60 minutos.
Passado esse tempo desligue o forno e espere um pouco para amornar e retire para uma travessa.
É importante não deixar ficar completamente frio antes de desenformar, já que forma uma espécie de caramelo, entre o açúcar e o mel.
Pode comer quente, morno ou frio e pode acompanhar com gelado.
Doses: até 6 pessoas
Tempo: 1 hora
Dificuldade: Fácil
Valores Nutricionais: 81 calorias por porção
0 comentários:
Enviar um comentário