Bife Wellington- Inglaterra

Boas noites!
A criatividade tem sido pouca e as ideias para receitas também. Por isso tenho que vos pedir desculpa mas vou ver se arranjo novas inspirações!
Hoje vamos falar de uma receita que é bem fácil e que não é muito comum em Portugal, vindo da Inglaterra, hoje vamos falar do Bife Wellington.
Para quem não sabe Bife Wellington é um bife de filé, um corte de carne macio e sem osso, revestido com paté, que é envolvido em massa folhada.

A origem do nome deste prato é incerta mas há teorias que sugerem que o bife tem o nome de Arthur Wellesley que foi o 1.º Duque de Wellington. Outra teoria sugere que isso foi devido ao seu amor por um prato de carne, trufas, cogumelos, vinho da Madeira e paté cozido em massa, mas faltam provas para sustentar essa teoria. Além da falta de evidências a mais antiga receita registada com este nome apareceu num livro de receitas que data 1966.

Também outra teoria para o nome deste prato vem de um chefe muito patriótico, durante as Guerras Napoleônicas, querer dar um nome inglês a uma variação do prato francês "filet de boeuf en croûte".


Bife Wellington



Ingredientes:

800 gramas filé mignon

800 gramas cogumelos frescos

8 fatias de presunto

Mostarda Dijon (o suficiente para cobrir o filé)

400 gramas de massa folhada

4 gemas de ovo

2 dentes de alho (espremidos ou cortados finamente)

1 punhado de tomilho fresco

Sal e pimenta a gosto

Azeite

Observação.: Vai precisar de película aderente.


Preparação:

Comece por aquecer o forno a 200 graus pois assim poderá fazer o resto das coisas mais à vontade.

Limpe o filé de forma a deixá-lo redondo e tempere com sal e pimenta a gosto. Numa frigideira com óleo quente doure todos os lados sem o cozinhar por completo mas sim criar uma crosta fina. Retire da frigideira e cubra com a mostarda Dijon com a peça ainda quente e coloque de lado para arrefecer.

Corte os cogumelos em fatias grossas e junte ao alho numa batedeira até formar um puré. Aqueça o puré numa frigideira a seco deixando evaporar toda água que tiver. Após isso adicione o tomilho e reserve deixando arrefecer.

Desenrole a película aderente numa superfície lisa e cubra com o presunto e espalhe a pasta por cima de modo a ficar uma camada fina.

Coloque o filé no meio da pasta e com cuidado enrole o presunto sobre o filé formando um cilindro. Enrole a película bem apertada para tirar todo o ar e feche os lados para levar ao frigorífico por 20 minutos.

Após os 20 minutos desenrole a massa folhada e retire a carne da película aderente colocando-a no meio da massa. Pincele as bordas da massa com a gema de ovo batida e enrole-a sobre a carne de forma a formar outro cilindro. 
Corte o excesso da massa das bordas e dobre de forma a preencher os lados da carne. Pincele toda a massa com a gema e novamente leve ao frigorífico mas desta vez por 5 minutos. 

Depois pode dar ou não uma última pincelada com a gema batida e coloque no forno a 200 graus por 30 ou 40 minutos dependendo do que você quiser. Após isso descanse a carne entre 8 a 10 minutos antes de servir para que ela não fique muito sangrenta.

Pode acompanhar com o que quiser desde puré de batata a arroz branco, ou até mesmo pode nem fazer acompanhamento.

Nota: Os ingredientes podem variar com o gosto. As características nutricionais variam com os ingredientes utilizados.


Doses: 4 pessoas
Tempo preparação: 10 minutos
Tempo cozedura: 42 minutos
Dificuldade: Fácil
Valores Nutricionais: 692 calorias por porção

0 comentários:

Enviar um comentário

Comments system