Monkey Bread- Estados Unidos/Hungria

Boas noites!
Bem, como eu já tinha dito anteriormente, eu sou escuteira e hoje celebramos um dia importante para nós que é o Dia Mundial do Fundador ou Dia Mundial do Pensamento pois foi neste exacto dia à 160 anos que nasceu o fundador do escutismo.
Então eu hoje estava a falar com o Michael, que é um amigo meu dos Estados Unidos, e perguntei-lhe se me dizia uma receita para eu cá colocar. Ele todo contente disse que tinha uma que até fazia em acampamentos e deu-me a receita. O Monkey Bread ou como nós chamamos Pão Macaco.

Fui pesquisar a origem desta receita e descobri que nos Estados Unidos é servida pelo pequeno almoço. O nome deste pão vem da pastelaria onde era servido em que os clientes para o comerem tiravam aos pedaços tal e qual como um "macaco" mas este não é o seu nome original. O seu nome original é aranygaluska que significa, bolo de massa dourada e foi introduzido em 1880 pelos imigrantes húngaros nos Estados Unidos quando as padarias judaico-húngaras e húngaras começaram a vendê-los mais o menos no século XX.

O mais engraçado é que esta receita não é muito conhecida fora dos Estados Unidos. Mas é fácil de se comer pois basta escolher uma das "bolinhas" do bolo e tirar.



Monkey Bread- Pão Macaco


Ingredientes para a Massa:

600 gramas de farinha

300 mililitros de leite

120 gramas de açúcar mascavado

1 ovo

70 gramas de manteiga derretida

25 gramas de fermento fresco de padaria

1 pitada de sal


Ingredientes para a Cobertura:


350 g de açúcar

3 colheres de chá de canela em pó

150 g de manteiga derretida


Preparação:

Começamos por amornar o leite e dissolver o fermento. Num um recipiente grande coloque a farinha formando uma montanha. Abra uma cova no meio e coloque o ovo batido, açúcar, sal e o leite misturado com o fermento. 

Vá misturando até juntar todos os ingredientes e amasse por 10 ou 15 minutos, até que tudo se descole das mãos. Dará a impressão que é necessário acrescentar mais farinha, porque cola bastante, mas não é necessário porque acaba por descolar sempre. Com a massa pronta coloque num recipiente com umpouco de farinha e cubra para que triplique de tamanho. Se o tempo estiver quente demorará em média 2 horas, mas se estiver frio e húmido precisará do dobro de tempo. Quando estiver já triplicado o volume espalhe um pouco de farinha na massa e estique com um rolo.

Corte tudo em quadrados ou tiras faça as bolinhas mas não muito grandes porque vão aumentar de tamanho. Derreta a manteiga e a coloque num recipiente e noutro recipiente misture a canela e o açúcar mascavado. Unte uma forma de coroa alta, passe as bolinhas pela manteiga e depois no açúcar e canela e coloque na forma.
Tape e deixe crescer novamente entre 40 a 50 minutos, mas desta vez este tempo é mais do que suficiente. Pré-aqueça o forno e de seguida leve ao forno a uma temperatura de 180°C por 35 minutos.

Depois de cozido é só retirar para um prato e saborear morno pois assim é o ideal, mas se quiser pode comer frio mas terá que voltar a fazer uma nova cobertura.
Caso queira pode acrescentar fruta a gosto à massa do pão.


Nota: Os ingredientes podem variar com o gosto. As características nutricionais variam com os ingredientes utilizados.


Doses: 6
Tempo: 240 minutos
Dificuldade: Fácil
Valores Nutricionais: 200 calorias por porção

0 comentários:

Enviar um comentário

Comments system