Paella- Espanha
Boas tardes!
Para começar vamos aqui ao lado aos nossos vizinhos espanhóis e falar sobre a famosa Paella.
Este prato típico surgiu nos séculos XV e XVI na região de Valência, mais especificamente na região de Albufera,que é uma região de grandes arrozais e de também grande produção de verduras frescas.
Originalmente é um prato popular que foi criado pelos camponeses que iam para o campo com a paella feita com arroz, azeite e sal e continham ingredientes da caça, legumes da estação e as sobras de comida que tinham. O tomate só foi acrescentado depois de trazido da América por Cristóvão Colombo, e o frango também só foi acrescentado muito depois pois era muito um ingrediente caro na época.
Com a propagação da paella pela costa, foram acrescentados frutos do mar, tal como choco, camarões, lulas, lagostins, amêijoas, mexilhões, e polvo, tornando-o um prato misto que tanto continha terra como mar.
Existem diferentes variações na paella como a "paella marinera", que consiste numa paella feita com peixe e frutos do mar, como também a "paella negra", que é feita com tinta de lula.
Paella Valênciana
7 colheres, das de sopa, de azeite
2 cebolas picadas
2 dentes de alho socados
1 pimento em tiras
250 gramas de polpa de tomate
6 cubos de caldo de galinha dissolvidos em 3 litros de água quente
8 pedaços de frango picado
200 gramas de lombo de porco em fatias finas
6 linguiças grossas
12 camarões grandes
400 gramas de mexilhões
500 gramas de arroz
1 lata de ervilhas
1 colher, das de chá, de açafrão
Sal a gosto
Frite em 2 colheres de azeite os 4 primeiros ingredientes.
Junte 2 copos de caldo de galinha e cozinhe até obter um molho denso.
Frite o frango, o lombo e a linguiça, um de cada vez em 3 colheres de azeite e coloque-os numa panela. De seguida, regue com 1 litro de caldo de galinha, tape e cozinhe em fogo brando por meia hora.
A parte, cozinhe os camarões durante 15 minutos em água e sal. Raspe os mexilhões, lave-os e leve-os ao fogo forte para abrirem, numa panela tapada, sem água. Retire das conchas e conserve.
Numa outra panela, refogue o arroz no azeite restante, junte as ervilhas, os mexilhões, as outras carnes já fritas (linguiça, frango e lombo de porco) e regue com o restante o caldo de galinha e o açafrão diluído num pouco deste caldo.
Tape a panela e leve ao fogo regular, pré-aquecido, sem misturar mais, por cerca de 30 minutos.
Sirva bem quente, no próprio recipiente.
Doses: 4
Tempo: 70 min
Dificuldade: Fácil
Valores Nutricionais: 525 calorias por porção

0 comentários:
Enviar um comentário